"Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria"

A análise desta pesquisa trouxe uma interessante novidade, a sigla TEI - Tecnologias Educacionais Informatizadas, pois ainda não a conhecia. Fiquei impressionada com o crescimento no número de blogs em um tempo de aproximadamente seis anos. Isto comprova a necessidade de nos apropriarmos deste conhecimento e garantirmos o uso destas tecnologias também na educação. Quanto a informação que os professores não utilizam os cursos de formação para construção de conhecimentos sobre TEI, eu discordo. Penso que a maioria dos educadores que têm acesso a este tipo de formação consegue mudanças em suas metodologias e buscam alterar suas práticas, inserindo o uso de novas tecnologias porém esbarram na falta de recursos físicos e humanos que a maioria de nossas escolas, hoje, não dispõe. As TEI são os recursos mais completos no processo de aprendizagem pois possibilitam a interação, a troca e a constante alterção. Os blogs servem de espaços de busca e pesquisa e ao mesmo tempo de autoria. Quem escreve e quem lê tem a possibilidade de tranformar o ambiente, seja com postagens ou com comentários que levarão o autor a reflexão. É o conhecimento em constante construção, mudando a todo instante, ou seja, como ele realmente é ou deveria ser, também nas escolas.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Utilização de blogs na Educação

Utilizar blogs, com seus hipertextos, link, comentários e tudo mais, no contexto educacional representa a possibilidade de expandir nosso campo de ação, de ver através de muitos olhos, de compreender baseado em diferentes raciocínios, mas principalmente, de refletir sobre nossa própria prática através de comentários e sugestões.
O uso da tecnologia como recurso educacional está cada vez mais presentes em nossas vidas e cabe a nós educadores proporcionar aos estudantes o acesso de qualidade e eficiente na construção do conhecimento.
A educação a distância, por exemplo, além de todos os aspectos de crescimento e aperfeiçoamento que são oferecidos, ainda possibilita o desenvolvimento da autonomia do educando e o gerenciamento de seu processo educacional. O estudante torna-se responsável por administrar seu tempo e organizar sua aprendizagem e o professor passa a ser o orientador, o articulador, aquele que instiga o aluno à busca, à pesquisa.
Confesso que custei para me adaptar com as novidades, e como tudo o que é novo causa receio, recebi as primeiras informações com bastante receio. Porém a partir das primeiras pesquisas o receio transformou-se em curiosidade em vontade de descobrir mais. Nos primeiros Projeto de Aprendizagem que criamos já surgiram novas idéias, possibilidades e desejos de novas descobertas, de crescer, de evoluir.

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